domingo, 27 de julho de 2014

O modelo dos modelos



Para Refletir!
Por que olhar por partes, sem antes compreender o todo? Porque enxergar a deficiência, antes mesmo de saber mais sobre aqueles que não andam, não enxergam ou não ouvem? Porque apontar o que o outro não pode fazer, antes de perguntar o que ele tem a oferecer?


“A regra do senhor Palomar foi aos poucos se modificando: agora já desejava uma grande variedade de modelos (...)”
Italo Calvino


Em uma sociedade de exclusão o olhar para a pessoa com deficiência já traz uma carga de invalidez que compromete esse ser.
No entanto, a deficiência é uma condição e não uma doença. Portanto, o olhar de valorização do ser é preciso e muito necessário para o desenvolvimento do potencial daquele que tem alguma deficiência.
Dessa forma, partir do ponto das potencialidades é o caminho para a superação de limites. E superação de limites é o exemplo que temos todos os dias daqueles que tem alguma deficiência.
Isso nos mostra que a força e a coragem dessas pessoas nos faz ver quantas vezes mesmo sendo nós pessoas ditas normais – nos apresentamos tão frágeis diante da superação e exemplo de determinação das pessoas com deficiência. E na forma como enfrenta o dia a dia.
Enfim, as diferenças se completam e as imperfeições se tornam perfeitas através de olhares e atitudes de inclusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário