domingo, 20 de outubro de 2013

JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DI

 
Jogo da memória

            Para Vygotsky "o jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, é transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade..." Considerando a mensagem do autor, percebe-se que no espaço escolar o jogo pode ser um veiculo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual.
                 Dessa forma, para sugestão de jogo como atividade de aprendizagem indico o jogo da memória.
                 Regras do jogo:

                 Esse jogo consiste em espalhar sobre a mesa diversos pares de figuras embaralhadas.
                 No primeiro momento, o jogador irá observar onde estão as figuras que formam pares.
                Em seguida vira cada peça do jogo escondendo a imagem, mas sem trocá-la de lugar ou posição.
                 O próximo passo é jogar: ir levantando de duas em duas peças.
                 Se encontrar o par retira-se o par e forma ponto.
              Se não encontrar o par na jogada devolve-se as peças no mesmo lugar e na mesma posição; e passa a vez para o segundo jogador.
                 Obs: quando o jogador formar par e fizer ponto ele continua jogando.
                 No final vence quem formou mais pares.

                 Esse jogo é muito importante para trabalhar os seguintes aspectos da aprendizagem: 
                 Localização espacial;
                 Respeito as regras de ordem e vez de jogar;
                 Estabelece estratégias de memorização;
                 Favorece a percepção de semelhança entre figuras;
                 Organiza a aprendizagem de posição e sequência;
                 Quantifica os pares formados e pontuação;
                 Trabalha limites para a vida em grupo;
                 E estimula a cooperação e competição positiva.

Recurso Utilizado na SRM - TA

 
Teclado de Colméia

            “Tecnologia assistiva são recursos e serviços que visam facilitar o desenvolvimento de atividades diárias por pessoas com deficiência. Procuram aumentar as capacidades funcionais e assim promover a independência e a autonomia de quem as utiliza”. (MELO, 2007, p. 94)
          Compreende-se diante do conceito, que a Tecnologia Assistiva disponibiliza um conjunto de recursos tecnologicos desenvolvidos para dar suporte e atender de diferentes formas as pessoas que apresentam diversos tipos de deficiências.
            Assim, ao aluno com DF, que pode fazer uso desses equipamentos no sentido de eliminar as barreiras da acessibilidade que impedem seu desenvolvimento na vida escolar, social e no meio familiar.
           Dentre os diferentes recursos da TA encontra-se o teclado de colméia que possibilita aos alunos com comprometimento motor (com espasmos nas mãos) a fazer uso do computador e digitar letras, escrever palavras e construir textos.
             Exemplo: com o teclado comum esses alunos que tem espasmos musculares, no momento de digitar a letra, poderá tocar outras teclas vindo a atrapalhar sua digitação; já com o uso do teclado de colméia, que é posto sobre o teclado comum, isso não irá acontecer pois nele há uma cavidade no local de cada tecla separando uma das outras. Assim, ao digitar o aluno irá introduzir o dedo nessa cavidade sem correr o risco de esbarrar nas outras teclas.
         Portanto, a TA, é um apoio e um recurso que elimina barreiras da acessibilidade, possibilitando a participação de todos na vida escolar sem prejuízos no desenvolvimento do potencial que cada pessoa tem.
 

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

AEE Fechamento Fátima




               No desenvolvimento de um trabalho colaborativo o professor do AEE tem grande importância no processo de inclusão da escola. Visto que articula conhecimentos e práticas inclusivas para garantir a participação de todos os alunos, no desenvolvimento das atividades escolares, por meio de mecanismos voltados para a eliminação de barreiras que impedem o desenvolvimento.
               Dessa forma, na Sala Multifuncional o trabalho do professor do AEE, visa complementar ou suplementar, a formação do aluno com conhecimentos e recursos específicos, que venham a desenvolver a autonomia do aluno na sala de aula comum do Ensino Regular.
               Portanto, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, considerando as necessidades especificas do aluno objetivando sua plena participação na vida escolar.
               Dentro desse processo de atendimento o professor realiza ainda, o Estudo de Caso, que deve ser realizado antes da elaboração do Plano de Atendimento, pois pressupõe o conhecimento de causa que envolve a necessidade do aluno – o conhecimento da realidade para o entendimento da necessidade.
               Nessa sistemática, o Estudo de Caso percorre quatro etapas: proposição do caso; análise e clarificação do problema; estudo e identificação do problema e solução do problema; onde há o detalhamento da situação, possibilitando ao professor do AEE desenvolver um melhor atendimento para a autonomia do aluno na escola e na vida social.
               Na continuidade, o professor do AEE constrói um Plano de Atendimento que é baseado em estratégias e conteúdos específicos a cada necessidade, utilizando recursos diferenciados para atender cada aluno em suas particularidades de forma individual ou em pequenos grupos, se suas necessidades forem comuns a todos.

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Atendimento Educacional Especializado



Ao proceder com as pesquisas na internet sobre Atendimento Educacional Especializado, encontrei este texto: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). Durante a leitura me encantou a forma simples mais eficaz, como o tema é tratado, dando suporte para o conhecimento do trabalho realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais. Além da parte explicativa, traz relatos de experiências de professores do AEE, na realização desse trabalho em diversas escolas; de como acontece o AEE no dia a dia da SRM; e dos resultados obtidos; como também,  a forma de interação e articulação do professor do AEE com os demais profissionais da escola, para que aconteça a evolução na aprendizagem dos alunos com necessidades especiais.


 

domingo, 26 de maio de 2013

Rafinha 2.0



Esse vídeo nos faz refletir sobre os benefícios relacionados aos avanços da tecnologia / internet, e o quanto isso pode ser útil no que se refere à construção do conhecimento, seja cultural, formal ou informal. E principalmente, nas diversas formas de se chegar as informações, possibilitando maior rapidez, tanto no acesso, quanto na divulgação de ideias.

No entanto, a que se pensar, que a cultura de acesso à modernidade, traz implícita, a imposição do uso, onde a geração que não nasceu na mesma época da modernidade, é cobrada a todo instante a se adaptar ao moderno da tecnologia ou ficará “para traz”. Como também, agrega valores de que “o novo” descarta “o velho”, onde muitas vezes, um produto que foi comprado não chega nem a passar o prazo de garantia de uso, já é substituído por um lançamento.

Portanto, a que se primar pelo bom uso de tudo que a tecnologia e a modernidade nos oferece, conscientes de que o ponto de equilíbrio é o nosso bem estar e a qualidade de vida no planeta.