domingo, 20 de outubro de 2013

JOGO PARA O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DO ALUNO COM DI

 
Jogo da memória

            Para Vygotsky "o jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, é transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade..." Considerando a mensagem do autor, percebe-se que no espaço escolar o jogo pode ser um veiculo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual.
                 Dessa forma, para sugestão de jogo como atividade de aprendizagem indico o jogo da memória.
                 Regras do jogo:

                 Esse jogo consiste em espalhar sobre a mesa diversos pares de figuras embaralhadas.
                 No primeiro momento, o jogador irá observar onde estão as figuras que formam pares.
                Em seguida vira cada peça do jogo escondendo a imagem, mas sem trocá-la de lugar ou posição.
                 O próximo passo é jogar: ir levantando de duas em duas peças.
                 Se encontrar o par retira-se o par e forma ponto.
              Se não encontrar o par na jogada devolve-se as peças no mesmo lugar e na mesma posição; e passa a vez para o segundo jogador.
                 Obs: quando o jogador formar par e fizer ponto ele continua jogando.
                 No final vence quem formou mais pares.

                 Esse jogo é muito importante para trabalhar os seguintes aspectos da aprendizagem: 
                 Localização espacial;
                 Respeito as regras de ordem e vez de jogar;
                 Estabelece estratégias de memorização;
                 Favorece a percepção de semelhança entre figuras;
                 Organiza a aprendizagem de posição e sequência;
                 Quantifica os pares formados e pontuação;
                 Trabalha limites para a vida em grupo;
                 E estimula a cooperação e competição positiva.

Recurso Utilizado na SRM - TA

 
Teclado de Colméia

            “Tecnologia assistiva são recursos e serviços que visam facilitar o desenvolvimento de atividades diárias por pessoas com deficiência. Procuram aumentar as capacidades funcionais e assim promover a independência e a autonomia de quem as utiliza”. (MELO, 2007, p. 94)
          Compreende-se diante do conceito, que a Tecnologia Assistiva disponibiliza um conjunto de recursos tecnologicos desenvolvidos para dar suporte e atender de diferentes formas as pessoas que apresentam diversos tipos de deficiências.
            Assim, ao aluno com DF, que pode fazer uso desses equipamentos no sentido de eliminar as barreiras da acessibilidade que impedem seu desenvolvimento na vida escolar, social e no meio familiar.
           Dentre os diferentes recursos da TA encontra-se o teclado de colméia que possibilita aos alunos com comprometimento motor (com espasmos nas mãos) a fazer uso do computador e digitar letras, escrever palavras e construir textos.
             Exemplo: com o teclado comum esses alunos que tem espasmos musculares, no momento de digitar a letra, poderá tocar outras teclas vindo a atrapalhar sua digitação; já com o uso do teclado de colméia, que é posto sobre o teclado comum, isso não irá acontecer pois nele há uma cavidade no local de cada tecla separando uma das outras. Assim, ao digitar o aluno irá introduzir o dedo nessa cavidade sem correr o risco de esbarrar nas outras teclas.
         Portanto, a TA, é um apoio e um recurso que elimina barreiras da acessibilidade, possibilitando a participação de todos na vida escolar sem prejuízos no desenvolvimento do potencial que cada pessoa tem.