segunda-feira, 27 de maio de 2013

Atendimento Educacional Especializado



Ao proceder com as pesquisas na internet sobre Atendimento Educacional Especializado, encontrei este texto: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE). Durante a leitura me encantou a forma simples mais eficaz, como o tema é tratado, dando suporte para o conhecimento do trabalho realizado nas Salas de Recursos Multifuncionais. Além da parte explicativa, traz relatos de experiências de professores do AEE, na realização desse trabalho em diversas escolas; de como acontece o AEE no dia a dia da SRM; e dos resultados obtidos; como também,  a forma de interação e articulação do professor do AEE com os demais profissionais da escola, para que aconteça a evolução na aprendizagem dos alunos com necessidades especiais.


 

domingo, 26 de maio de 2013

Rafinha 2.0



Esse vídeo nos faz refletir sobre os benefícios relacionados aos avanços da tecnologia / internet, e o quanto isso pode ser útil no que se refere à construção do conhecimento, seja cultural, formal ou informal. E principalmente, nas diversas formas de se chegar as informações, possibilitando maior rapidez, tanto no acesso, quanto na divulgação de ideias.

No entanto, a que se pensar, que a cultura de acesso à modernidade, traz implícita, a imposição do uso, onde a geração que não nasceu na mesma época da modernidade, é cobrada a todo instante a se adaptar ao moderno da tecnologia ou ficará “para traz”. Como também, agrega valores de que “o novo” descarta “o velho”, onde muitas vezes, um produto que foi comprado não chega nem a passar o prazo de garantia de uso, já é substituído por um lançamento.

Portanto, a que se primar pelo bom uso de tudo que a tecnologia e a modernidade nos oferece, conscientes de que o ponto de equilíbrio é o nosso bem estar e a qualidade de vida no planeta.

Help Desk na Idade Média



O novo é sempre algo que vai trazer medos, exigindo muitas vezes, coragem para a aceitação e até mesmo uma mudança pessoal quanto à forma de ver as coisas.

Esse vídeo que trata da chegada do livro – Idade Média – traduz fortemente que somos seres sociais e que aprendemos, ou melhor, construímos o conhecimento a partir das relações (assim já disse Paulo Freire) no convívio com o outro aprendendo e ensinando.

Outro ponto em destaque remete que, os avanços / o novo / a tecnologia, que de certa forma individualiza as pessoas, também aproxima, pois mesmo havendo tanto aparato tecnológico, mesmo assim, sempre existira a necessidade do outro para que possamos alcançar o progresso pessoal. No sentido de que precisamos da companhia do outro, do afeto, e de sentir que não estamos sozinhos.

É esse conforto emocional que “só o equipamento” não consegue suprir no ser humano, que faz com que avancemos na busca do conhecimento e da aprendizagem que acontece durante toda a vida.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Ser aluno(a) da Educação a Distancia





Maria De Fátima Dos Santos Da Silva

A educação a distancia é uma dinâmica de formação que favorece positivamente o crescimento educacional. Assim, dando novas oportunidades de conhecimento e aprendizagem de forma mais ampla e participativa quanto à interação e troca de experiências; visto que as turmas são formadas por estudantes de diferentes locais o que oportuniza o acesso a diferentes informações, conhecimentos e culturas. Isso significa aprender e crescer na diversidade.

Contudo, entende-se que para participar de uma formação a distancia exige grande responsabilidade por parte do aluno, pois existem desafios a serem enfrentados e dificuldades a serem superadas no que se refere à organização do tempo de estudo e a se estar no próprio comando da rotina estudantil.

Por outro lado, há a liberdade para se escolher o melhor horário de acesso ao curso e assim poder render melhor e positivamente nos trabalhos no decorrer do processo. A esse respeito Moran diz que “Avançaremos mais se soubermos adaptar os programas previstos (...) criando conexões com o cotidiano, com o inesperado, se conseguirmos transformar o curso em uma comunidade viva de investigação, com atividades de pesquisa e de comunicação.”

Enfim, participar de um curso online significa fazer um bom uso dos avanços tecnológicos para fortalecer as relações sociais tornando-se proativo diante das mudanças da vida em sociedade.