Para
Refletir!
Por
que olhar por partes, sem antes compreender o todo? Porque enxergar a
deficiência, antes mesmo de saber mais sobre aqueles que não andam, não
enxergam ou não ouvem? Porque apontar o que o outro não pode fazer, antes de
perguntar o que ele tem a oferecer?
“A regra do senhor
Palomar foi aos poucos se modificando: agora já desejava uma grande variedade de
modelos (...)”
Italo
Calvino
Em
uma sociedade de exclusão o olhar para a pessoa com deficiência já traz uma
carga de invalidez que compromete esse ser.
No
entanto, a deficiência é uma condição e não uma doença. Portanto, o olhar de valorização
do ser é preciso e muito necessário para o desenvolvimento do potencial daquele
que tem alguma deficiência.
Dessa
forma, partir do ponto das potencialidades é o caminho para a superação de
limites. E superação de limites é o exemplo que temos todos os dias daqueles
que tem alguma deficiência.
Isso
nos mostra que a força e a coragem dessas pessoas nos faz ver quantas vezes
mesmo sendo nós pessoas ditas normais – nos apresentamos tão frágeis diante da
superação e exemplo de determinação das pessoas com deficiência. E na forma
como enfrenta o dia a dia.
Enfim,
as diferenças se completam e as imperfeições se tornam perfeitas através de
olhares e atitudes de inclusão.