Jogo da memória
Para Vygotsky "o jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, é transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade..." Considerando a mensagem do autor, percebe-se que no espaço escolar o jogo pode ser um veiculo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual.
Dessa forma, para sugestão de jogo como atividade de aprendizagem indico o jogo da memória.
Regras do jogo:
Esse jogo consiste em espalhar sobre a mesa diversos pares de figuras embaralhadas.
No primeiro momento, o jogador irá observar onde estão as figuras que formam pares.
Em seguida vira cada peça do jogo escondendo a imagem, mas sem trocá-la de lugar ou posição.
O próximo passo é jogar: ir levantando de duas em duas peças.
Se encontrar o par retira-se o par e forma ponto.
Se não encontrar o par na jogada devolve-se as peças no mesmo lugar e na mesma posição; e passa a vez para o segundo jogador.
Obs: quando o jogador formar par e fizer ponto ele continua jogando.
No final vence quem formou mais pares.
Esse jogo é muito importante para trabalhar os seguintes aspectos da aprendizagem:
Localização espacial;
Respeito as regras de ordem e vez de jogar;
Estabelece estratégias de memorização;
Favorece a percepção de semelhança entre figuras;
Organiza a aprendizagem de posição e sequência;
Quantifica os pares formados e pontuação;
Trabalha limites para a vida em grupo;
E estimula a cooperação e competição positiva.
Fátima, gostei muito da apresentação do jogo da memória. Ele apresenta facilidade de acesso e construção. Ficou muito interessante esse destaque feito aos aspectos trabalhados no jogo que promovem aprendizagem significativa. Todos estes aspectos tenho estimulado ao utilizá-lo nos atendimento e o retorno é surpreendente.
ResponderExcluir